OMNICHANNEL vs. MULTICHANNEL
Conheça a diferença das duas estratégias
Apesar das duas estratégias serem aplicáveis para diversas áreas da empresa com Suporte Técnico ou Administrativo e Financeiro. Aqui vamos focar no aspecto marketing.
Com o comprador navegando em diversas plataformas como celular, sites de e-commerce, aplicativos de celular, whatsapp, sms, mídias sociais. Os marketeiros estão sendo obrigados a entender a diferença entre as estratégias de marketing Multichannel e Omnichannel.
Omnichannel foca em entregar uma experiência única ao cliente independente do canal por ele utilizado. O guia principal é que é baseado no cliente e não no canal e o alvo principal é tornar a experiência do cliente a mais simples possível independente de como e onde ele interage com a empresa.
Multichannel utiliza diversos canais como celular, e-mail, redes sociais, sites, …, etc. e cada canal é separado e independente dos outros. As estratégias são baseadas em canal e cada canal tem sua meta.
O que faz a estrategia de marketing do Omnichannel ser mais eficiente?
A estratégia Omnichannel garante experiência similar ao cliente independente do canal. O produto que ele viu no site é similar ao que recebeu em uma mensagem no whatsapp e é idêntico ao que visualizou no Instagram e o e-mail da semana anterior. A mensagem é única e consistente com base na navegação do cliente.
Além disso, sabemos que o cliente inicia a pesquisa em um canal e completa em outro ou até mesmo em loja física as vezes. A sensação do cliente é que o produto está perto dele. Os canais digitais, os celulares, as lojas físicas hoje não ditam o ambiente de compra preferido. O cliente é confortável em pesquisar e comprar em diversos canais.
Nos dias de hoje, os dados dos clientes são estocada em estruturas de Big Data, conhecer o cliente em diversos canais e meios – e entregando recomendações que os inspiram a comprar os itens do fornecedor – é sempre ao nosso alcance. O cliente é um só. Conhecê-lo nos canais e meios on-line e off-line e entregando a mensagem certa é, certamente, a melhor estratégia. Omnichannel é a ferramenta certa para esta estratégia.